quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Em busca do jardim



Em busca do jardim
 
 

Uma criança brincava no parque com sua mãe,
quando avistou próximo dali um lindo jardim.
Flores coloridas,brancas,vermelhas,rosas e amarelas
a convidavam a brincar.
 
A criança, sem pensar, olhou para aquelas belas flores
 e saiu correndo pelo parque em busca do jardim.
 Só que, no caminho, tropeçou em uma pedra e caiu,
 e ao cair chorou, e ao chorar teve socorro.
 
Um senhor que estava ali, vendo a criança em desespero,
aproximou-se e sentou-se carinhosamente ao seu lado.

-Você está bem?- disse o homem.
 
-Eu caí quando tentava chegar ao jardim. Caí e estou triste,
 acho que vou desistir de ir para lá.-disse a criança chorando.

O homem olhou penalizado e com doçura disse:
 
-Meu bem, um dia, há muito tempo,
eu também caí ao buscar o jardim.
Caí, e não mais me levantei,
 eu desisti. Desisti do motivo maior que me impulsionava.
 A chama que havia em meu peito gritava:
"Vá, acredite!” Mas eu não fui. Caí e desisti.

Abandonei o que minha alma tanto buscava.
Sofri e aprendi.
 
Ouça: Ali na frente, você vê um jardim.
Você sente que é lá que você prefere estar.
 Uma voz dentro de você diz: "Seja,vá,acredite!"
Mas ,lembre-se filho,sempre haverá pedras em seu caminho.

“A criança, mais calma, olhou para o homem e perguntou”:
 
-Porque as pedras?O caminho não poderia estar livre?

O homem olhou nos olhos da criança,
um olhar tão sincero e sereno que a criança sentiu-se
amparada e protegida, então o homem falou:
 
-Todos podem chegar ao jardim. Todos.
Mas as flores são sensíveis e delicadas.
 Por isso precisam ser protegidas de pessoas
 despreparadas que poderiam destruí-las.
 A natureza colocou pedras no caminho para
 permitir que só aqueles que tiverem a sensibilidade
de entender que as pedras não foram feitas
 para impedir a chegada, mas para serem contornadas,
cheguem até lá!
 
A criança enxugou as lágrimas, levantou-se e
continuou em busca do jardim.

Eliane de Araujoh

Texto extraído do livro"Histórias para sua criança interior"Editora Roka
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO AO BLOG

"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos.

A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.

Lembraria os erros que foram cometidos, como sinais para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: além do pão, o trabalho e a ação.

E, quando tudo mais faltasse, para você eu deixaria, se pudesse, um segredo. O de buscar no interior de si mesmo a resposta para encontrar a saída."

Mahatma Ghandi

Sem sabedoria e conhecimento não se chega a lugar algum

Seguidores